quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Nem letargia, nem falta de assunto...

Criei o espaço, mas ainda não o "inaugurei" oficialmente. Mantenho-o para, oportunamente, dar fim ao que me propus com esta ferramenta.
Continuo colecionando e mantendo em guarda material produzido por meus alunos e quero compartilhar oportunamente.
É questão de tempo.

sábado, 4 de junho de 2011

Na carpintaria, o labor e a beleza estética

Pensei, pensei... E deu um estalo: a carpintaria é um espaço de grande trabalho. Uma madeira grosseira, sem uma forma definida de estética... daí surge um trabalho árduo do carpinteiro. Ele toma a peça, corta, plaina, dá forma, lixa, enverniza e depois vislumbra o resultado do labor.
O resultado é uma peça que possivelmente terá utilidade, mas também estética: uma cama, uma mesa, uma estante, uma cadeira. Peças das mais simples às majestosas.
Esse é o propósito deste espaço. Por mais de uma década já passaram por minhas mãos várias centenas de textos produzidos por alunos do fundamental ao nível superior. Textos criativos, narrativos, dissertativos, não poucos geniais, sobretudo do ponto de vista da originalidade. Relatos de vida, de experiências ou pontos de vista.
Sempre tive vontade de socializá-los. Todavia, não tinha um espaço para esse fim. Protelei a proposta do campo virtual por limitações pessoais de tempo. Na realidade, uma justificativa não tão plausível.
Enfim, crio minha oficina. Ou seja, minha carpintaria para trabalhar não móveis, mas textos, sobretudo a produção de meus alunos.
Carpintaria tem muito a ver comigo. Meu pai era um marceneiro perfeccionista. Lembro que, até hoje, vários profissionais que seguiram esse caminho, o intitulam de "mestre". Aprendi muito com meu saudoso pai. Tanto é que essa arte também tenho um pouco de domínio. Daí vir minha inspiração.
Não trabalho com a madeira, mas com as palavras. E a cada texto, levo-o para minha carpintaria, onde dou forma e estética.
Boa leitura!
Ormano Sousa